Vale Derradeiro

Home
Up

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

Vale Derradeiro

É de facto o último vale em termos de noroeste geográfico da freguesia, e desta significação tirou o seu nome topográfico... e de nascimento. Serve-lhes de fundo, como um alto painel, a vertente sudoeste da Serra da Rocha. Deste pequeno povoado vinha outrora para o Cabril o bom e suculento mel que as obreiras abelhas, sugando o néctar das flores campestres, fabricavam nas colmeias dispostas nas encostas. Para além do seu poder nutritivo, o mel resolvia aborrecidas situações catarrais e outras mazelas mais.

A União Progressiva de Vale Derradeiro, fundada em 3 de Novembro de 1968, é o barómetro aferidor da dedicação sem limites dos seus naturais pelo torrão natal. Almoços, excursões, matanças de porco, convívios, são manifestações sempre oportunas para manter viva a chama que ilumina na senda do progresso da sua terra. A Associação tem em mente tornar realidade a sua principal aspiração: o alcatroamento da estrada  desde a Portela de Fajão aos Ribeiros. No entanto, esta obra, atenta a sua dimensão, terá de passar pela intervenção da autarquia concelhia. O Vale Derradeiro tem capela dedicada a Nossa Senhora da Saúde, com festa no segundo domingo de Agosto, e ainda um Centro Social.

 

Textos: de José Teodoro Martins com a Edição da Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cabril - 50.º Aniversário  e de Armando Reis com a obra Subsídios para a História do Regionalismo Serrano, Cabril (Pampilhosa da Serra) e a sua Liga de Melhoramentos - e ainda, comunicados, notícias e outros assuntos importantes para divulgar através deste sítio através da Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cabril.
A manutenção desta página está a cargo de Carlos Alberto Teodoro da Purificação Cruz.
Última actualização: 15-Abr-2018