Ribeiros

Home
Up

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

Ribeiros

É o nome genérico atribuído às povoações de Sobralinho, Malhau, Sanguessuga e Lomba da Senhora. Cada povoação teria sido, no seu início, um simples aglomerado familiar, desenvolvendo-se no decorrer dos tempos até à formação de núcleos populacionais de alguma dimensão.

São povoações dotadas de linhas de água - "os ribeiros" - e também de nascentes, circunstância que terá permitido às sucessivas gerações de moradores o arroteamento de terras em socalcos e a sua fertilização. Nas suas encostas abundavam outrora castanheiros, como aliás por muitos outros locais da freguesia, uma riqueza alimentar de alto valor nutritivo. Esse facto permitia a distribuição de uma mão-cheia de castanhas aquando do bodo anual, a 25 de Dezembro, além da carcaça e do copo de vinho.

A capela de Nossa Senhora da Conceição, padroeira, encontra-se mencionada nas "Memórias Paroquiais do Reino" de 1758.

É curioso que cada povoação tenha recebido o seu nome de uma característica específica: Sobralinho, de uma pequena mata de sobreiros aí existente; Malhau, um étimo do latim vulgar "malleólus" (Bacelo), portanto relacionado com a plantação de videiras; Sanguessuga, porque no ribeiro junto abundava este pouco simpático anelídeo, mas outrora com benéficas aplicações terapêuticas; Lomba da Senhora, porque, sem casas em volta em tempos idos, era a única proprietária do local.

Como ponto central, a escola de ensino básico e um centro social. Tal como todas as outras terras da freguesia, os Ribeiros encontram-se hoje muito despovoadas, mas a sua associação regional - a União Progressiva dos Ribeirenses - fundada em 1 de Janeiro de 1970, tem sido um elemento fortemente valorizador destas simpáticas povoações. Uma melhor acessibilidade entre elas foi recentemente possível com o alcatroamento de estradas e arruamentos a que a Câmara Municipal procedeu.

 

Textos: de José Teodoro Martins com a Edição da Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cabril - 50.º Aniversário  e de Armando Reis com a obra Subsídios para a História do Regionalismo Serrano, Cabril (Pampilhosa da Serra) e a sua Liga de Melhoramentos - e ainda, comunicados, notícias e outros assuntos importantes para divulgar através deste sítio através da Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cabril.
A manutenção desta página está a cargo de Carlos Alberto Teodoro da Purificação Cruz.
Última actualização: 15-Abr-2018