Praçais

Home
Up

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Praçais

.

 

É com prazer que se avista, das Piçarrinhas ou Bisquela, esta simpática povoação situada em profundo mas alargado vale, na confluência de dois cursos de água: o que vem do Sobralinho/Sanguessuga e o de Vale Derradeiro. É a terceira maior povoação da freguesia em número de habitantes. É terra muito antiga, outrora próspera e fértil. Davam-lhe notoriedade a Várzea e as hortas marginais da ribeira a que se deu o seu nome.

Teve em tempos um lagar de azeite e, mais remotamente ainda, uma pequena fábrica de burel, pano grosseiro para utilização na confecção de vestuário serrano.  Uma bem conservada capela de razoáveis dimensões, já referida em 1758 nas "Memórias Paroquiais do Reino", alberga o seu patrono - S. Tiago - e outras imagens de devoção local. A festa anual em honra do Santo realiza-se a 25 de Julho. Terra hoje muito desabitada, viu no entanto crescer o seu casario em quantidade e qualidade. Possui escola do ensino básico. A Liga dos Amigos de Praçais, fundada em 19 de Janeiro de 1961, manteve, desde o seu início, uma forte e meritória acção materializada em obras diversas de muito interesse e quase exclusivamente realizadas por sua conta.

 

Textos: de José Teodoro Martins com a Edição da Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cabril - 50.º Aniversário  e de Armando Reis com a obra Subsídios para a História do Regionalismo Serrano, Cabril (Pampilhosa da Serra) e a sua Liga de Melhoramentos - e ainda, comunicados, notícias e outros assuntos importantes para divulgar através deste sítio através da Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cabril.
A manutenção desta página está a cargo de Carlos Alberto Teodoro da Purificação Cruz.
Última actualização: 15-Abr-2018