Acções da Liga

Home

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Síntese das principais acções da Liga

1. No domínio material

Durante vários anos, a acção da Liga estendeu-se a todas as povoações da freguesia, de acordo com as suas possibilidades financeiras e tendo em conta os casos de maior premência. A criação de idênticas associações em quase todas as terras, com vista a uma maior motivação das pessoas e consequente satisfação das aspirações e necessidades locais, só mais tarde surgiu. E com bastante êxito, é bom que se diga. Por ordem de datas de constituição, temos: Praças, em 19/01/1961; Vale Derradeiro, em 03/11/1968; União Progressiva Ribeirense, em 01/01/1970; Vale Grande, em 22/09/1971 e Foz do Ribeiro, em 01/01/1981.

Como é evidente, as preocupações primeiras foram no sentido de satisfazer necessidades materiais básicas, tais como abastecimento de água, reparação de caminhos, construção de pontes e pontões, arruamentos, cobertura de barrocos, construção de lavadouros, electrificação das povoações, assistência médica, etc. As actas das reuniões das direcções, assembleias gerais, bem como os relatórios de gerência anuais, constituem um elucidativo repositório de todas estas preocupações e das diligências promovidas tendentes à sua resolução. Importa desde já referir que o maior mérito da Liga, dada a sua debilidade financeira para resolver tantos e tamanhos problemas, sempre esteve na capacidade de intervenção junto das autarquias locais e departamentos do Estado, na sua qualidade de associação incentivadora e às vezes de pressão, ou ainda como promotora da elaboração de projectos possibilitadores de posteriores concretizações.

Na verdade, sem uma aturada persistência dos respectivos dirigentes não seria fácil a inauguração dos CTT. do Cabril em 1957, a abertura da nova escola primária em 1959, assim como, sem os respectivos projectos elaborados, ter-se-ia retardado o abastecimento de água às povoações do Armadouro e Praçais concretizada em 1956, a construção do lavadouro público do Cabril em 1959, ou ainda a reconstrução e alcatroamento da estrada Sobral Valado - Cabril.

Sendo o abastecimento de água ao Cabril bastante deficiente, a Liga promoveu por sua conta, em tempos, uma captação nos Lameiros, como complemento e reforço do abastecimento já existente, mas, consciente de que esta intervenção apenas constituía um paliativo, não deixou de alertar as autarquias locais para a necessidade de se encontrar uma solução definitiva. E ela chegou, de facto, com a nova captação no Chão da Estrada, mas não de forma satisfatória, dada a pequenez do depósito, que deveria ter, pelo menos, o dobro ou triplo da sua capacidade. Todavia, com as novas soluções dos furos artesianos e uma boa gestão do precioso líquido na época de verão por  parte da entidade responsável - Câmara Municipal - o problema pode muito bem ser solucionado definitivamente.(1)

Ainda no domínio das acções levadas a efeito pela Liga, importa referir a tão desejada e necessária obra de saneamento básico (felizmente já concluída), obra esta, como se sabe tem estreita relação com a saúde pública, dada a disposição declinosa do terreno em que se encontra situado o Cabril e a fraca absorção dos afluentes das fossas implantadas em subsolo de xisto compacto. O respectivo projecto elaborado pelo GAT de Arganil, por diligências da Liga, com a colaboração da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra e encontra-se já concluído.

(1) Nesta data do ano de 2007 o problema foi definitivamente resolvido, com a exploração e tratamento da água da Barragem de Santa Luzia. A empresa de Águas do Centro adjudicou e instalou as condutas para transporte de água para vários concelhos da região que inclui, como é bom de se ver, a aldeia de Cabril.

2. Nos domínios social, cultural e recreativo

Embora se aceite, como prioridade, a máxima: "primeiro viver, depois filosofar", também não é de somenos importância o outro ditado que diz: "não só de pão vive o homem". Isto para introduzir a noção, necessariamente meritória, de que, para além dos aspectos materiais da vida, que atrás expusemos, nunca os dirigentes da nossa Associação desprezaram as questões sociais, culturais e recreativas. Iniciativas como organização de excursões, distribuição gratuita de árvores de fruto para plantar, exposições fotográficas, passagem de filmes de conteúdo e sabor local, ou ainda atribuição de prémios aos melhores alunos das escolas, foram manifestações extremamente louváveis e dignificadoras de quem as promoveu.

O desporto, quando entendido como factor valorizador do homem, com incidência no seu desenvolvimento físico e mental, revela-se uma actividade de extrema valia que importa incentivar e acarinhar.

Neste sentido a Liga vem promovendo, desde há anos, a semana desportiva, em Agosto. É esta, porventura, a sua acção mais consistente nos tempos actuais, pela mobilização conseguida e pelo interesse demonstrado, não só pelos que intervêm nas competições como também pelo povo em geral. Durante a semana, sucedem-se as várias modalidades desportivas: xadrez, damas, cartas, ping-pong, dominó, etc.. No último dia, sábado, disputa-se a prova de maior interesse - a maratona, ou melhor, as maratonas, estabelecidas com graus de dificuldade, consoante os grupos etários intervenientes: crianças, jovens e adultos. No final da noite, o Centro Social anima-se, o povo comparece para animada convivência e, por fim, vem a hora da consagração com distribuição de prémios aos vencedores e de lembretes a todos os participantes.

Mas para que isto aconteça com o necessário dinamismo e o desejado êxito, muito trabalho organizativo é exigido aos membros da direcção da Liga, alguns com longa permanência e responsabilidade neste domínio, como é o caso do associado António de Jesus Nunes, experiente veterano nestas lides desportivas.

 

 [Home]

Textos: de José Teodoro Martins com a Edição da Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cabril - 50.º Aniversário  e de Armando Reis com a obra Subsídios para a História do Regionalismo Serrano, Cabril (Pampilhosa da Serra) e a sua Liga de Melhoramentos - e ainda, comunicados, notícias e outros assuntos importantes para divulgar através deste sítio através da Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cabril.
A manutenção desta página está a cargo de Carlos Alberto Teodoro da Purificação Cruz.
Última actualização: 15-Abr-2018