Foz do Ribeiro

Home
Up

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foz do Ribeiro

.

 

Esta povoação está situada a sul da sede de freguesia, na junção do ribeiro que nasce na Portela do Cabril e aqui se encontra com o rio Unhais.

Adscrito a esta aldeia está o Porto de Égua, pequeno núcleo de casas situado na margem esquerda, mas ainda hoje habitado por cerca de uma dúzia de moradores. Nos tempos em que a riqueza provinha quase exclusivamente do amanho das hortas e olivais, os habitantes da Foz do Ribeiro viviam com algum desafogo e possuíam um lagar de azeite. O rio Unhais (ou ribeira como aqui lhe chama) é o elemento valorizador da aldeia, pois torna ubérrimas as terras marginais, hoje em grande parte por cultivar. A sua situação, no fundo das encostas envolventes cobertas de pinhais, e a ribeira a desenhar, a seus pés, uma graciosa desenvolta, confere a esta povoação especiais características de isolamento, por um lado, mas de paz e bem estar, por outro. Possui uma capela onde se venera o padroeiro Santo António, festejado a 8 de Julho.

A Comissão de Melhoramentos da Foz do Ribeiro foi fundada a 1 de Janeiro de 1981. Tem promovido diversas obras e aspira concretizar muitas outras. A ligação à estrada Cabril/Pampilhosa, mediante a reconstrução e alcatroamento da via já existente, constitui  uma das aspirações, mas tal obra terá de passar pela intervenção e responsabilidade da autarquia concelhia.

 

Textos: de José Teodoro Martins com a Edição da Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cabril - 50.º Aniversário  e de Armando Reis com a obra Subsídios para a História do Regionalismo Serrano, Cabril (Pampilhosa da Serra) e a sua Liga de Melhoramentos - e ainda, comunicados, notícias e outros assuntos importantes para divulgar através deste sítio através da Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cabril.
A manutenção desta página está a cargo de Carlos Alberto Teodoro da Purificação Cruz.
Última actualização: 15-Abr-2018