Liga de Melhoramentos

Home
Fotos
Notícias
Acções da Liga
Actividades
Relatório de contas
arquivo
Freguesia
Crónica
...por Armando Reis
Contactos
Google Maps

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EVENTOS E NOTÍCIAS
Informação da Direcção da Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cabril

O Presidente da Liga (António de Jesus Nunes) desenvolveu uma aplicação informática para gerir os livros que se encontram na nossa biblioteca e é com grande satisfação que anunciamos que já se encontra a funcionar. Neste momento podem ser requisitados e utilizados todos os livros, dentro ou fora da Liga, utilizando o módulo de empréstimo disponível na aplicação. A nossa Biblioteca tem à sua guarda um vasto acervo de mais de 2000 livros, classificados por diferentes áreas temáticas. Aceitam-se doações para reforçar o reportório já bastante completo que serão disponibilizados a quem os queira requisitar.

BIBLIOTECA DA LIGA

FOTO CEDIDA POR BRUNO CRUZ

 

A Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cabril, reserva um espaço para eventos e notícias, sempre que disso tiver conhecimento ou seja solicitada para divulgar. Os assuntos serão referentes ao nosso concelho  e freguesia.

Podem ser pedidos através do nosso e-mail: ligamfcabril@gmail.com 

Alguns dos eventos já realizados na Liga, na freguesia e no Concelho podem ser consultados na página notícias e histórico

Veja vídeos do Cabril

 

EVENTOS E NOTÍCAS

A Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cabril no Facebook

VISTA PANORÂMICA DO CABRIL A PARTIR DE UM DRONE - FOTOS CEDIDAS PARA ESTA PÁGINA POR CARLA CRUZ E HUGO DIAS

 
Sobre o Cabril e a Liga de melhoramentos

Cabril e sede da Liga de Melhoramentos

A Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cabril - instituição regionalista - foi fundada a 2 de Maio de 1948, após discussão e aprovação dos estatutos por parte de 40 naturais e amigos da freguesia, reunidos na Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, Rua das Escolas Gerais, 82, em Lisboa, conforme consta da respectiva acta n.º 1 da Assembleia Geral que se reproduz (texto e cópia digitalizada noutra página deste sítio na Internet). Foi este o primeiro e decisivo acto de uma instituição que se revelaria ao longo de mais de 50 anos já percorridos - efeméride celebrada aquando do seu meio século de existência - de extraordinária importância nos domínios material, social, cultural e recreativo do nosso povo. Os primeiros anos de existência da Liga foram particularmente difíceis e exigiram um empenho redobrado da parte dos seus dirigentes. É que os pedidos para colmatar carências eram muitos e os recursos para os satisfazer muito fracos. Todavia, a vontade de servir superou muitas vezes as dificuldades e muita coisa boa se fez no decorrer do tempo, pelo que podemos considerar positivo e de grande utilidade o trabalho até hoje realizado. E registe-se, em abono da verdade, que a dedicação, o esforço e até o sacrifício, foram atitudes voluntária e desinteressadamente assumidas, não só pelos dirigentes saídos do elenco dos fundadores mencionados na acta n.º 1, mas também por muitos outros que ao longo dos anos acorreram à chamada para darem o seu valioso e necessário contributo à Associação.

A colaboração activa da Liga com as autarquias locais através dos seus dirigentes, revestiu-se sempre de uma postura simultaneamente humilde e orgulhosa. Humilde, porque jamais se pretenderam louros; orgulhosa, porque o trabalho desinteressado a favor da comunidade confere sempre legítimo orgulho a quem o realiza.

Esta acção de cariz colaborante foi a seu tempo publicamente reconhecida. Assim, por escritura pública lavrada em 10-08-1981, publicada no Diário da República n.º 207, 3.ª série, de 09-09-1981, foram alterados os estatutos, passando a Liga a ser uma associação de solidariedade social, com sede em Cabril. Mais tarde, por despacho do Primeiro Ministro, de 21-05-1984, publicado no Diário da República n.º 130, 2.ª série, de 05-06-1984, foi declarada de utilidade pública.

ENTIDADES DECLARADAS DE UTILIDADE PÚBLICA

Nos termos do art.º  3.º do Decreto - Lei n.º 460/77 de 7 de Novembro, Sua Excelência o Primeiro Ministro declarou de utilidade pública as seguintes entidades:

Designação: Data do Despacho:
Publicação:
Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cabril

21-05-1984

D.R. , II Série, de 05-06-1984

[Home] [Fotos] [Notícias] [Acções da Liga] [Actividades] [Relatório de contas] [arquivo] [Freguesia] [Crónica] [...por Armando Reis] [Contactos] [Google Maps]

Textos: de José Teodoro Martins com a Edição da Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cabril - 50.º Aniversário  e de Armando Reis com a obra Subsídios para a História do Regionalismo Serrano, Cabril (Pampilhosa da Serra) e a sua Liga de Melhoramentos - e ainda, comunicados, notícias e outros assuntos importantes para divulgar através deste sítio através da Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cabril.
Última actualização: 20-out-2020