arquivo

Home
Documentos
Arquivo Digital
dirigentes
Todos os dirigentes
Homenagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O início da Liga de Melhoramentos da Freguesia do Cabril

A Liga de Melhoramentos da Freguesia do Cabril, - instituição regionalista - foi fundada em 2 de Maio de 1948, após discussão e aprovação dos  estatutos por parte dos naturais e amigos da freguesia, reunidos na Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, Rua das Escolas Gerais, 82, em Lisboa, conforme consta da respectiva acta da assembleia geral que se reproduz:

Transcrição da acta nº 1 que pode consultar na versão digital desta página

Acta n.º 1

Aos dois dias do mês de Maio de mil novecentos e quarenta e oito, reuniu-se na Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, Rua das Escolas Gerais, número oitenta e dois, em Assembleia Geral, a Colónia da Freguesia de Cabril, em Lisboa, a fim de criar a Liga de Melhoramentos da Freguesia do Cabril e aprovar o projecto dos respectivos estatutos.

Presidiu à mesa o Sr. José dos Santos, secretariado pelos senhores Mário Alves Martins e Raul Alves Martins.

O presidente da Mesa, numa breve exposição, explicou os fins da reunião e da Liga a criar e a sua utilidade, demonstrando a vantagem de todos se unirem à Liga e a cooperarem com ela, para alcançarem os fins em vista. Todos os presentes, cujos nomes se registam na presente acta, se solidarizaram com a Mesa da Assembleia e prometeram o seu concurso. Seguidamente procedeu-se à leitura do projecto dos estatutos e aprovado unanimemente, artigo por artigo, que aqui se dão como reproduzidos.

Estavam presentes os senhores: José dos Santos, Afonso dos Santos Bernardes, Mário Alves Martins, Raul Alves Martins, Manuel João, Joaquim João, Manuel Barata, José Augusto Barata, Eduardo d`Assunção, António Maria Gaspar, Luiz Joaquim, José Bento Rodrigues, Amílcar Ferreira, António José Costa, José Custódio da Conceição, Álvaro do Carmo e Silva, Manuel do Espírito Santo, Joaquim Fernandes, Júlio Fernandes dos Santos, Afonso Fernandes, António Maria dos Santos, Albano dos Santos Tavares, António da Silva Santos, Alberto Domingos dos Santos, José Custódio, Albino Antunes, António Maria Alves, Jaime Martins d`Assunção, Manuel Fernandes dos Santos, José Maria d`Assunção, José Maria Nunes, Manuel Maria Nunes, José Marcelino Antunes, José Francisco da Ana, Joaquim Vicente, José Teodoro Martins, Acácio Henriques, Manuel Tavares e Eduardo da Costa Martins.

Depois da aprovação dos estatutos, foram eleitos os corpos Gerentes para o período decorrido de três de Maio do corrente ano a trinta e um de Dezembro de mil novecentos e quarenta e nove, que são:

ASSEMBLEIA GERAL: Presidente - Manuel Barata, 1º Secretário - Mário Alves Martins, 2º Secretário - Eduardo da Costa Martins.

DIRECÇÃO: Presidente - Manuel João, Secretário - José dos Santos, Tesoureiro - Joaquim Fernandes, 1º Vogal - Álvaro do Carmo e Silva, 2º Vogal - Jaime Martins d`Assunção. Suplentes: António Custódio, José Custódio, Afonso Fernandes, José Maria Nunes e José Martins dos Santos.

CONSELHO FISCAL: Presidente - Manuel do Espírito Santo, Secretário - Ângelo Martins, relator - António Maria Martins. Suplentes: Júlio da Cruz, José Teodoro Martins e António Maria Martins, cargos todos aceites pelos eleitos.

Não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a sessão.

Depois de lida a acta, em voz alta, vai ser assinada pela mesa da Assembleia.

Lisboa, 2 de Maio de 1948

a) José dos Santos

b) Raul Alves Martins

c) Mário Alves Martins

O ficheiro da acta n.º 1 (acima) encontra-se disponível em formato PDF

Actualize o seu programa de Adobe Reader Get Adobe Reader   

[Home] [Documentos] [Arquivo Digital] [dirigentes] [Todos os dirigentes] [Homenagem]

Textos: de José Teodoro Martins com a Edição da Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cabril - 50.º Aniversário  e de Armando Reis com a obra Subsídios para a História do Regionalismo Serrano, Cabril (Pampilhosa da Serra) e a sua Liga de Melhoramentos - e ainda, comunicados, notícias e outros assuntos importantes para divulgar através deste sítio através da Liga de Melhoramentos da Freguesia de Cabril.
A manutenção desta página está a cargo de Carlos Alberto Teodoro da Purificação Cruz.
Última actualização: 15-Abr-2018